sexta-feira, 28 de março de 2008

Seis meses de Menezes, uma eternidade

Faz hoje seis meses que Menezes foi eleito líder do PSD em directas. Em sondagem publicada no Jornal de Negócios (ver abaixo) Santana Lopes é votado o segundo pior PM de sempre, só suplantado por Sócrates.

Mas quer-me parecer que as razões porque ambos aparecem em posições destacadas são bem diferentes. Presumo que Sócrates aparece destacado por ter afrontado os professores, por fechar urgências, etc. Ou seja, por tomar medidas de algum reformismo, embora por vezes com uma brutalidade incompreensível. Como sintetiza muito bem Campos e Cunha em entrevista do Diário Económico de hoje: “se se pode resolver um problema a mal, para quê resolver a bem?” Já com Santana o problema não eram as medidas de fundo, que não tomou, mas simplesmente porque tudo aquilo era mesmo demasiado caótico, demasiado mau.

Ao longo dos últimos meses Menezes veio a confirmar-se com um Santana em versão piorada. Não acredito que reste a menor sombra de dúvida nos melhores quadros do PSD (nem todos são barões) que é uma vergonha o PSD apresentar-se com Menezes às eleições de 2009. Já Pacheco Pereira chamou a atenção para o excesso de calculismo. Com Menezes à frente o PSD está a esfrangalhar-se e depois pode ser tarde de mais para apanhar os cacos.

Sem comentários: