sábado, 1 de março de 2008

Menezes autista

Com algum atraso, aqui um comentário à entrevista que Menezes deu à SIC Notícias na 3ª feira. Não a ouvi em directo, só o resumo em:
http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2008/02/parafraseando.html

Parece que o PSD está a subir nas sondagens. Porquê? Porque o PSD foi “decisivo” para a ratificação parlamentar do Tratado de Lisboa. “Foi o PSD que obrigou o PS a mudar de posição”? Já pararam de rir? E depois desse contributo “decisivo” numa matéria hiper-mobilizadora dos portugueses e em que os dois principais partidos mentiram mais uma vez, recuando na promessa de referendo, os eleitores premeiam uma quebra de promessa com uma subida nas intenções de voto. Como análise política, é difícil uma abordagem mais “criativa”.

Outro contributo “decisivo” foi a apresentação do porta-voz da economia. “Importante” em dois aspectos. Primeiro trata-se de um obscuro ex-Secretário de Estado de Cavaco. Alexandre Relvas também poderia ser apresentado com esse estatuto, mas muito mais. Só que gente deste calibre Menezes pura e simplesmente não consegue atrair. Mas o mais irónico é o segundo aspecto: o porta-voz ainda não falou. Isto que dizer o quê? Que o líder não tem ideias e então o porta-voz não tem nada para dizer? Ou então que o porta-voz é uma pessoa responsável e as suas ideias colidem com a demagogia do líder e então este manda-o estar calado? Depois seguiu-se a lista de outros porta-vozes mudos.

A RTP vai deixar de ter publicidade (outra promessa para quebrar?). Para quem defende o desmantelamento do Estado em seis meses, onde está a coerência de aumentar a despesa pública com esta medida? Não seria mais coerente defender a privatização, pelo menos do canal 1. Depois enche a boca com serviço público de TV. Mas ainda não explicou o que isso seja concretamente. Mas teme-se o pior, dadas as suas sugestões sobre distribuição de comentadores entre tendências do PSD e PS.

A comparação da sua situação com o “massacre” de que Cavaco era vítima enquanto PM, é do domínio da megalomania mais delirante.

Tenho ideia de que o que está a acontecer é que Menezes afugentou todas as pessoas de qualidade, com os seus disparates, passados e presentes. Neste momento está rodeado de medíocres que ficam genuinamente bem impressionados com as suas tiradas. Como o feed-back dos mais próximos é bom, Menezes julga que está a ir muito bem. Não consegue perceber as críticas, que vêem, por definição, de gente mal intencionada. O autismo é mais ou menos isto.

Sem comentários: