sábado, 8 de março de 2008

Afirmações alarmistas sobre crime

Em entrevista ao Expresso de hoje, p. 4, o ministro da Administração Interna Rui Pereira declara sobre a vaga de crime dos últimos dias: “Nada está fora de controlo!”. Estas afirmações só podem ser percebidas como alarmistas, provocando fortíssimos receios na população.

Quando o ministro, sem distância sobre os acontecimentos, vem dizer que está tudo bem, espera-se o pior. Primeiro, espera-se uma sistemática desvalorização dos problemas, como táctica recorrente deste governo, supostamente para inspirar optimismo na população. Uma táctica completamente contraproducente. Confia-se muito mais em quem reconhece problemas e se declara disposto a levá-los a sério, do que em quem os desvaloriza.

Em segundo lugar, quem desvaloriza problemas desvaloriza soluções. Se o problema não é relevante nem urgente, a que propósito se vão empenhar recursos, a que propósito se vai colocar pressão para a obtenção célere de resultados?

Estas afirmações, completamente desfasadas dos sentimentos de insegurança dos cidadãos, só agravam estes mesmos sentimentos. Mais um erro deste governo. Aliás leiam-se as críticas a estas afirmações de antigos directores da PJ na mesmíssima página do Expresso.

Sem comentários: