quinta-feira, 15 de maio de 2008

Só más notícias

Crescimento do PIB de 2007 revisto em baixa (de 1,9% para 1,8%) e queda no 1T08 (-0,2% no trimestre), levando a taxa homóloga para uns horrendos 0,9%. Bem dizia Sócrates que era uma “leviandade” prometer baixar impostos antes de se saber como andava a economia no início de 2008.

Bem sei que esta é a estimativa rápida mas “Nos testes efectuados desde o 2º trimestre de 2005, o erro absoluto médio da estimativa rápida foi de 0,1 pontos percentuais no que diz respeito às taxas de variação homóloga e em cadeia, quando comparadas com a estimativa corrente.” Portanto, nada de vir com conversas parvas do género “Ah, mas isto ainda é provisório” e não sei quê …

Toca a rever em baixo as previsões para 2008!

Adenda
Afinal parece que governo já reviu em baixa previsões para 2008, de 2,2% para 1,5%. Só acrescento dois comentários. O valor do 1T08 é pior do que a previsão mais pessimista até ao momento (1,3%) que era a do FMI. Os resultados de execução fiscal do 1T08 vieram muito pior do que o esperado. Ou seja, parece que a execução fiscal não sofreu um percalço no início do ano. Parece é que a execução fiscal está a reflectir o forte abrandamento da actividade. Logo, cheira-me que o governo também vai ter que rever em alta o défice de 2008… Aliás, tendo revisto o crescimento, vai já ter que rever o défice. O problema maior, parece-me, é que me cheira que esta é apenas uma das várias revisões em baixa a que o governo vai ser forçado.

Sem comentários: