domingo, 18 de maio de 2008

Menezes nos Malucos do Riso

Algumas das pérolas de Menezes em entrevista ao Jornal de Notícias de ontem:

http://jn.sapo.pt/2008/05/18/nacional/_Manuela_Ferreira_Leite_pode_f.html

“Ficou provado no último ano que é possível que alguém que é popular, que trabalha, que tem ideias, sair do país profundo e ganhar um grande partido em Portugal. Mas ainda não [é] possível ganhar o país.” “Popular”? Não é isso que as sondagens dizem. “Que trabalha”? Fazer propostas em cima do joelho é “trabalhar”? “Tem ideias”? A primeira baboseira que lhe vem à cabeça é uma “ideia”?

“P: Errou em algum momento?”
“R: Ninguém é perfeito. Teria feito uma ou outra coisa de forma diversa. Mas não julgo que essa tenha sido a questão essencial.” É claro que não, o problema está sempre nos outros.

“Olhando para o partido vejo que a minha base social de apoio era maioritária e, se eu fosse agora candidato, teria porventura dois terços dos votos expressos.” Eu diria mesmo 120% dos votos.

“Eu acho que há possibilidade de Manuela Ferreira Leite ser a terceira mais votada.” Como há a possibilidade de Menezes vir a dizer uma coisa razoável, honesta e inteligente nos próximos 10 anos. Ou seja, uma possibilidade muito remota.

“P: E Santana Lopes? Foi um bom primeiro-ministro?”
“R: Foi um bom secretário de Estado da Cultura, foi um bom presidente de Câmara, na Figueira e em Lisboa, mas enquanto primeiro-ministro não tinha condições, à partida, face às circunstâncias políticas que encontrou.” Claro, circunstâncias que “encontrou” e nunca circunstâncias que “criou”. Isso nunca, sempre os políticos Calimero. Só tenho uma “pequena” perplexidade: se estes políticos são sempre tão grandes vítimas descontroladas das circunstâncias externas, sempre totalmente incapazes de as moldar, sem a mais ínfima capacidade de as influenciar, porque é que os eleitores deveriam votar neles? Que lógica é que tem ter como PM um político incapaz de influenciar as suas circunstâncias? Não será que, uma vez eleito, ele vai sempre culpar fontes externas por todo e qualquer problema? Para que serve um PM impotente? Mesmo que um político seja atacado pelos mais temíveis Adamastores, se ele não os consegue vencer, para que serve?

“Pelo que conheço do partido, prevejo que [Manuela Ferreira Leite] possa ficar em terceiro lugar. Isto porque Patinha Antão ainda não estará em condições, embora esteja a fazer uma grande campanha, de ficar à frente de Manuela Ferreira Leite.” Cheira-me que a 31 de Maio vamos ficar convencidos que Menezes não “conhece” absolutamente nada do partido. Estas tentativas de insulto (então a do Patinha Antão é de morrer) vão-se virar todas contra ele.

“P: A verdade é que as sondagens que existem – Expresso e TVI – a colocam como a mais bem colocada para uma disputa eleitoral com José Sócrates.”
“R: Sondagem à opinião pública. Mas quem vota? A opinião pública ou os militantes do PSD?” Muito bem observado. Um partido que quer ganhar as eleições em 2009 não deve dar a mínima importância às sondagens à opinião pública. É evidente que as sondagens aos militantes do PSD são, de longe, muito mais importantes. E, presumo, que se a sondagem for feita no gabinete de Menezes, então os resultados serão ainda mais confiáveis e relevantes.

“Mas mesmo na sondagem à opinião pública há uma grande falácia: numa sondagem num grande jornal nacional eu era primeiro, mas como não convinha que o fosse colocaram mais duas pessoas da minha área para aparecer em terceiro lugar. Esta manipulação primária da realidade só serve para enganar pacóvios.” Incrível, na primeira sondagem, em que o comparavam com a Ti Maria da Merdaleja e o Zé dos Anzóis, ele era o “primeiro”. Depois é que o tramaram… “Manipulações” para “pacóvios”. Falta de espelho…

“não me venham dizer que o objectivo é tirar a maioria absoluta ao PS – isso eu consegui quando cheguei à liderança”. Sem comentários.

“P: Com Ferreira Leite a sua contemplação será menor?”
“R: Eu prefiro um líder que do ponto de vista geracional possa ficar os quatro anos.” A “elegância” e a “inteligência” de mais uma tentativa de insulto da mais que provável chefe do PSD.

Enfim, o retrato perfeito de Menezes, com mais uma flagrante demonstração (se mais alguma faltasse) que o tipo não tem competência para ser líder do que quer que seja.

Sem comentários: