quinta-feira, 10 de abril de 2008

FMI pessimista?

O FMI acaba de publicar as suas previsões, em que o aspecto mais saliente é o modo como 2009 vai continuar a ser um ano fraco, quer na Europa, quer nos EUA. Comparando com a mais recente poll do Economist o FMI está mais pessimista do que o consenso. Mas, como referi oportunamente, o ciclo de revisão de previsões em baixa ainda está longe do fim, pelo que é bem possível que o consenso chegue rapidamente aos valores do FMI. Estará o FMI mesmo pessimista ou realista? Parece que vamos ter que esperar pelo fim do jogo…

Para Portugal o FMI aponta para uma continuação da divergência com a zona euro (crescimento de 1,3% vs. 1,4%), ligeiramente compensado em 2009 (1,4% vs. 1,2%). Péssimas notícias, sobretudo para 2009. Há um aspecto das previsões do FMI que me parece incoerente: a economia a crescer abaixo de 1,5% e o desemprego a baixar. Com níveis tão anémicos de crescimento, parece-me que o desemprego só pode subir. O governo arrisca-se assim a chegar às eleições com o desemprego em alta sucessiva, mesmo que essa deterioração derive da deterioração internacional.

Mas a oposição tem um argumento para atacar o governo. O governo seguiu o modelo errado: promover grandes obras públicas em vez de promover a competitividade. Se o governo tivesse seguido a segunda via (difícil, admite-se) a economia poderia estar a ganhar quotas de mercado no exterior e não sofrer tanto com a deterioração da conjuntura internacional. Portanto, a subida do desemprego até 2009 é, em parte, resultado de más políticas deste governo.

Sem comentários: