terça-feira, 1 de abril de 2008

Demagogia lança OPA sobre PSD

Seguindo um disparate que julgávamos encerrado, PSD volta à carga com o fim da publicidade na RTP. Agora com demagogia ainda mais descarada. É que isto se consegue “sem exigir qualquer pagamento adicional por parte dos portugueses” (Público de hoje p. 7).

Como assim? Parece que existem 50 milhões de euros de “excedente” das receitas da taxa de audiovisual. Parece que até hoje este “excedente” era reunido numa pira e zelosamente queimado, numa localização que ainda não pudemos apurar. Falta de investigação, de que me penitencio e, espero, talvez com a ajuda destes deputados, puder revelar em breve. Havia 50 milhões de euros que o Estado recebia e deitava fora. Agora, graças à preclara sapiência destes iluminados deputados do PSD, o Estado vai deixar de deitar esse dinheiro para a rua e usá-lo para pagar o fim da publicidade na RTP.

Mas que ideia brilhante! Já agora poderiam, por exemplo, calcular o “excedente” das receitas do IRS sobre a despesa com a sua arrecadação. Ou qualquer outra definição de “excedente”, e incentiva-se o máximo de criatividade… E depois aplicavam-se estes “excedentes” em mil e uma aplicações, qual delas a socialmente mais importante e a mais urgente, como a distribuição gratuita de ração no Dia do Cão, a oferta de uma coleira de guizos no Dia do Gato, etc.

Será que eles julgam que enganam alguém com este tipo de demagogia? Ou, pior ainda, são tão desmiolados que não percebem que isto não passa de um disparate descabelado?

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