segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Previsões económicas

A recolha de previsões económicas no Economist de 9 de Fevereiro está longe de ser um desastre. Para os EUA a previsão de crescimento em 2008 desceu duas décimas para 1,6% e a de 2009 desceu uma décima para 2,5%. A pior previsão deste conjunto continua a prever 0,8% para o corrente ano, ou seja, pode ser que o princípio seja mau, mas o conjunto do ano não se afigura como um desastre.

Para a zona do euro a previsão para este ano mantém-se nos 1,8% e só a do próximo ano desce uma décima para 1,9%. Ou seja, os impactos da desaceleração dos EUA na Europa prevêem-se muto limitados.

Dado que a desaceleração que se prevê ser limitada quer no tempo, quer em extensão, torna-se mais difícil de perceber a forte queda nas bolsas. Só resta uma explicação: a crise do subprime fez subir de forma sustentada o preço do risco. Havia anteriormente uma percepção desfasada do risco e daí do seu próprio preço. Agora, com o custo do subprime em reavaliação sucessiva (já se falam em perdas globais de 400 biliões de dólares), há um aumento do preço do risco, com impacto directo sobre as acções.

Sem comentários: