sexta-feira, 20 de junho de 2014

Maioria de esquerda?

António Costa e os seus apoiantes têm-se vindo a especializar em mandar “bocas” sobre as quais não reflectiram nem 10 segundos.

Começou com a própria candidatura, ignorando os estatutos, e seguiu-se a descoberta da “riqueza”, uma versão adulterada de crescimento económico, de que ainda ninguém se tinha lembrado. Supõe-se que tencionam contratar o Pai Natal para alcançar essa tal “riqueza”.

A última ideia “genial” é que António Costa, devido à sua experiência de consensos na CML, tem condições para formar uma maioria de esquerda. Como se chegar a acordo sobre jardins e bibliotecas fosse o mesmo que chegar a acordo sobre como se gere um país no euro.

O PCP tem sempre encarado o PS como inimigo e nunca aceitou participar em qualquer governo com este partido desde 1976. Agora que os comunistas defendem a saída do euro é que vão aceitar participar num governo com o PS? Alguém reflectiu sobre isto 10 segundos?

O PCP defende a saída do euro, sobretudo por uma questão de soberania. A tese deste partido é inteiramente correcta: a participação no euro diminuiu fortemente a soberania nacional. Fora do euro, o foco das atenções é o equilíbrio externo, que pode ser resolvido com uma medida técnica muito potente, a desvalorização, recomendada e aplicada por uma instituição essencialmente tecnocrática, o Banco de Portugal. No euro, o foco dos problemas é o equilíbrio orçamental, uma questão eminentemente política, a ser decidida pela mais política das instituições: o parlamento. Que ficou com os seus poderes coarctados com o Tratado de Maastricht e com o Tratado Orçamental.

Como é que, algum dia, o PCP se irá submeter aos rigores do Tratado Orçamental, com o qual discorda frontalmente, que obrigará – necessariamente – a sacrificar o seu eleitorado natural, os trabalhadores do sector público?

Olhamos para o resto da esquerda e o panorama não se altera substancialmente. O BE, que está em queda livre eleitoral, exige o repúdio da dívida pública, quando não mesmo a saída do euro. Como é que o BE pode estar no governo sem afugentar todos os investidores? O Livre quer revogar o Tratado Orçamental e restruturar a dívida. Como é que pode aceitar fazer parte de um governo com o PS?

O governo que sair das eleições legislativas continuará vigiado pela troika e será forçado a aplicar o Tratado Orçamental, que exige continuadas reduções do défice orçamental durante muitos anos ainda. Desenganem-se todos aqueles que imaginam que uma – altamente improvável – revisão deste tratado poderá aliviar a pressão sobre Portugal, que tem duas dívidas elevadíssimas: a pública e a externa. A todos aqueles que anseiam por uma libertação por via da restruturação da dívida, convém recordar que uma – muito eventual – restruturação trará sempre condições draconianas de reforma da despesa pública e da economia, como o preço a pagar por esse benefício.

De tudo isto resulta que os únicos parceiros razoáveis do PS no governo, capazes de cumprir o Tratado Orçamental, são o PSD e o CDS. Qualquer governo que acene com a possibilidade de não o cumprir verá, imediatamente, os mercados a fecharem-se e será forçado a um segundo resgate da troika, que obrigará a cumprir aquele tratado. Ou seja, de uma forma ou de outra, terá que o cumprir.

As taxas de juro de longo prazo estão excepcionalmente baixas devido aos riscos de deflação na zona do euro, que, de acordo com as previsões do BCE, já se terão dissipado em 2015. Por isso, é muito provável que o próximo governo sofra vários sustos na relação com os mercados, sobretudo se vier com asneiras do calibre que temos ouvido nas últimas semanas.

Será excessivo pedir ao PS que comece a dedicar alguns minutos de reflexão às suas propostas? Ou querem-nos convencer que ainda vão conseguir ser piores do que Passos Coelho e Paulo Portas?


Como nota final, gostava de sugerir que tomem notas de todas as críticas que o PS vier a fazer à proposta de orçamento para 2015, porque todas elas poderão ser usar contra a proposta de orçamento para 2016 que o novo governo vier a apresentar. 

2 comentários:

Freire de Andrade disse...

É exactamente o que eu penso. A maioria de esquerda não é nova e nunca pôde, que me lembre, ser capaz de proporcionar um governo de esquerda baseado nessa maioria a não ser do PS isolado. Agora mais do que nunca não vejo como seria um hipotético programa de governo baseado em qualquer combinação ou coligação do PS com qualquer dos outros partidos de esquerda. As incompatibilidades de pensamento e acção são inultrapassáveis. E historicamente nos países onde se criaram governos baseados nessas maiorias, tipo Frente Popular, os resultados foram desastrosos. Em Portugal, no caso que numericamente mais possibilidades teria de um governo de maioria PS+PCP, a ortodoxia dos nossos comunistas tornam a coisa ainda mais complicada. Como pode Alberto Martins evocar essa possibilidade ou António Costa pensar nela é coisa que me transcende.

Luís Alexandre disse...

Se o PS ganhar as eleições, com o Costa ou com o Seguro, vamos ter uma noite de folia na varanda do Altis, que acabará no dia seguinte quando tiver de fazer a viagem a Berlim para falar com a Chanceler e fazer a lavagem cerebral.
Na volta, já não virá na bagagem aquele furor social-porreirísta e a austeridade continuará.