domingo, 6 de outubro de 2013

Itália e o euro

A Itália tem um elevado potencial de destruir o euro, por ser demasiado grande para ser ajudada

Nos finais de 2011, a subida das taxas de juro em Itália e Espanha colocaram o euro muito próximo do abismo.

Sabe-se hoje que o primeiro-ministro italiano na altura, Silvio Berlusconi, estava a ponderar a saída de Itália do euro. Circulam rumores que isso terá levado Angela Merkel a pressionar a demissão do seu homólogo transalpino, embora haja alguma dificuldade em imaginar Berlusconi a ceder a tais pressões. No entanto, dado o passado altamente obscuro deste ex-governante também não é inteiramente inverosímil uma tal ideia.
Sejam quais forem as razões (também tinha perdido a maioria no parlamento), o que é factual é que o político-empresário se demitiu em Novembro de 2011 e foi substituído por um governo tecnocrático liderado por Mario Monti, que durou até Abril deste ano.

Em Fevereiro de 2013, tiveram finalmente lugar eleições legislativas, que deram lugar a um parlamento e um senado com uma composição muito ingrata, com o partido do comediante Beppe Grilo a conquistar uns impressionantes 25,6% dos votos e dificultando a formação de um novo governo.

O então líder do Partido Democrático (de esquerda), Pier Luigi Bersani, convidado para formar governo, desiste de o fazer ao fim de quase dois meses de tentativas frustradas. O seu sucessor, Enrico Letta, consegue finalmente, no final de Abril, formar um governo de grande coligação, com os partidos de Berlusconi e de Monti.

A Itália do pós-guerra caracterizou-se sempre pela dificuldade em manter governos estáveis, mas essa faceta parecia que tinha regredido nos últimos anos. Eis que ela regressa em todo o seu esplendor, justamente agora que a estabilidade é mais necessária.

Como se houvesse falta de problemas, Berlusconi rasgou o acordo de governo no passado fim-de-semana. Também é verdade que por serem necessárias medidas difíceis é que é muito complicado manter a coesão de um governo de coligação e são os mais demagogos que roem em corda, como também temos visto em Portugal. Para tornar tudo ainda mais confuso, uma cisão do próprio partido de Berlusconi está em cima da mesa.

Hoje, terá lugar uma votação de confiança no parlamento italiano, cujo resultado é incerto, mas que poderá levar este país para eleições antecipadas, pouco mais de seis meses depois de terem tido lugar as últimas.
Uma Itália com uma dívida pública gigantesca, ingovernável e irreformável é uma profunda dor de cabeça para os investidores, que não deverão perder tempo a desfazerem-se dos seus investimentos. As ameaças de corte de rating bem poderão agravar todo este processo.

O que distingue – de forma profunda – Itália dos outros países resgatados até agora é a sua dimensão, não só em termos de economia, como em termos de dívida pública. É impossível ajudar Itália, em dois planos, no económico e político. O peso de ajudar este país é tão grande, que poderia contaminar as contas públicas de vários países. Mas o problema principal é político. A eventualidade de ter que auxiliar o Estado italiano deve levar a uma mudança qualitativa na forma como os eleitorados de diversos países olham para a crise do euro.

É como se ficássemos em presença de dois fins do euro. Ou não há ajuda a Itália e este país é forçado a sair do euro, conduzindo a muitas outras saídas posteriores; ou são os países contribuintes que desistem de permanecer num sistema para eles inaceitável, e saem eles do euro. Em qualquer dos casos, parece evidente que isso levaria ao fim do euro, embora a segunda forma seja a menos penosa.


Como vemos, um agravar da crise política italiana pode bem acelerar o fim da moeda única europeia.

[Publicado no jornal "i"]

2 comentários:

Unknown disse...

Pedro Braz Teixeira a sua análise tem sido sempre no sentido de apreciar mais o facto de que o euro não pode sobreviver enquanto entidade, e por isso você prevê o seu colapso.

Existe ainda a probabilidade dos estados europeus se comportarem como adultos que são e perceberem a necessidade do desmembramento. Berlusconi é a favor do desmembramento e disse-o várias vezes. Embora também seja verdade que fora um ministro italiano o primeiro a afirmar, face á invasão de tunisinos, que Itália deveria sair da UE.

O colapso do euro será uma catástrofe mundial, e a UE, que cada vez tem menos força, será reduzida a actor regional, se tanto. O que poderia salva-la seria o desmembramento dos euro como moeda física e a manutenção enquanto moeda escrituraria (como o fora até 2001). Contudo a meu ver Portugal só se salva saindo do euro antes dum destes acontecimentos, e de forma negociada e programada.

Quero contudo criticar parte do seu argumento não pelo que escreveu mas pela ausência de perceção dos problemas económicos que Itália atravessa, com as grandes clivagens entre as suas diferentes partes, e a falta de argumento geoestratégico.

A UE e por arrasto a globalização mediática teve um efeito muito negativo na perceção clarividente que temos dos outros, que fora simplificada á familiaridade visual que temos dos outros, interpretada com a familiaridade do nosso quotidiano. Nada em Itália é como em Portugal.

Itália é um país continental muito autónomo economicamente, como só França e Alemanha o são, mas com a diferença que não aspira a potência mundial, ou tem disso complexos de ex-potência.

A Itália é tão auto-centrada que não precisa de balelas europeístas para usar os seus frondosos óculos, para que as mulheres usem os seus longos cabelos bravos, ou os homens apreciem com a maior falta de gosto possível os formatos de sapatos mais inimagináveis. A Europa não tem nada de estrondoso e espalhafatoso para oferecer ao italiano, absorvido no seu ultra-moralismo católico de fachada e nos seus escândalos diários que alimentam as conversas de café!

Pedro Braz Teixeira disse...

Muito obrigado pelo seu comentário. Apenas vou comentar que usar o euro como moeda escritural não resolve nada. Aliás, mais de 90% do euro usado hoje já é utilizado dessa forma.