sábado, 20 de outubro de 2012

Referendo ao euro


Paulo Gorjão tem um excelente blog, excelente pela qualidade das análises e, sobretudo, nos tempos que correm, pelo bom senso e serenidade das suas opiniões.


Esta discussão parece-me muito útil, nem tanto para o PM reconquistar a iniciativa política, mas para os portugueses acordarem. Na verdade, considero altamente provável que Portugal seja forçado a sair do euro muito antes de haver condições práticas para realizar este referendo, e já nem falo em condições políticas. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Pedro, parece-me que a apresentação desta pretensão como estratégia negocial é absurda.Recorda-te que na Grécia ela precipitou um periodo desastroso que conduziu ao governo Papademus e depois ao processo eleitoral que foi um referendo informal ao Euro.
Ela pode ser a precipitação de uma discussão que consideras útil, mas na verdade isso não é uma forma de chantagem no processo negocial. O que pretendemos? Uma forma de chantagem negocial ou a discussão da presença no Euro? se não há discussão é somente porque partidos como o PCP e o Bloco nada dizem sobre o assunto. Em Portugal existe o receio de perder riqueza por via da desvalorização da moeda. Ninguém tem culpa desse medo.