sábado, 20 de outubro de 2012

Consultório financeiro (2)


Nas respostas aos leitores, não vou respeitar a ordem cronológica, vou antes dar precedência às questões mais curtas e relevantes.

Questiona o P.A. (19-Out). “O problema é que a maioria dos Portugueses não sabe como colocar algumas poupanças no estrangeiro. Gostaria imenso que me explicasse como é que, legalmente, isso pode ser feito. Já coloquei essa questão no meu banco mas responderam-me que não prestavam esse tipo de serviço…”

Como regra geral, se o vosso banco não faz certo tipo de serviço, recomendo que façam uma pesquisa em outros bancos para ver onde ele pode ser feito. Há dois bancos, o Barclays e o Deutsche Bank, em que se podem fazer depósitos em moeda estrangeira e que ficam abrangidos pelas garantias, respectivamente, do Reino Unido e da Alemanha.

Mas fazer depósitos em divisas (dólares, francos suíços, etc.) em bancos portugueses é uma acção equivalente a colocar poupanças no estrangeiro, sobretudo se não estivermos a falar de grandes montantes.

Uma outra alternativa é comprar títulos estrangeiros, como dívida pública alemã e americana, bem como acções de algumas empresas mais sólidas. 

Sem comentários: