sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Consultório financeiro (1)


A partir de hoje vou criar uma rubrica de consultório financeiro de resposta a perguntas que os leitores me têm enviado por mail. Vou indicar o nome do leitor por iniciais, para respeitar o seu anonimato.

Pergunta o M. A. (15-Out): “Quando aconselha o depósito em bancos ingleses, americanos ou suíços, não fica claramente expresso se esses depósitos têm de ser feitos no país desses bancos ou se podem ser feitos em agências dos mesmos em Portugal. Se eu, por exemplo, depositar no Barclays Bank Portugal numa conta em libras, não estaria esse depósito garantido pelo FSCS da FSA e protegido da passagem de Euros para o novo Escudo? Pela mesma lógica, não seriam também boas hipóteses depósitos em moeda estrangeira em agências em Portugal do Deustche Bank (mesmo sendo de um país de um euro será de todos eles o mais seguro) e do Banco do Brasil.”

Tem razão, caro M. A. No caso do Barclays e do Deutsche Bank, os depósitos podem ser feitos em moeda estrangeira em Portugal e ficam abrangidos pelos sistemas de garantia dos depósitos, respectivamente, o Reino Unido e da Alemanha. No caso do Banco do Brasil, não consegui confirmar mas, como não faz parte das entidades participantes no Fundo de Garantia dos Depósitos português, é provável que tenha uma garantia ao abrigo das regras brasileiras.

O Deutsche Bank tem estado envolvido em notícias menos favoráveis, mas se fizer depósitos não muito grandes, diria até 25 mil euros, não deverá correr um grande risco, tanto quanto se pode dizer no contexto de pré-catástrofe que estamos a viver.

Sem comentários: