segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dinheiro que sobrou?

Segundo o Diário Económico, “Serviços em dificuldades pediram para usar cerca de dois mil milhões de euros que sobraram do Orçamento do ano passado.”

Sobrou dinheiro do orçamento de 2010? Num ano em que se registou um défice brutal, sobrou dinheiro para gastar? E nada menos do que dois mil milhões de euros (1,2% do PIB)? Onde é que estará depositada essa soma fantástica, que afinal até podia ter sido gasta no ano passado?

Esta notícia revela que não só os serviços públicos ainda não perceberam o buraco em que estamos enfiados, como os jornalistas económicos também ainda não o perceberam. O que é mais extraordinário no meio disto tudo, é serem justamente os “serviços já em ruptura financeira” a imaginarem que sobrou dinheiro algures que eles agora podem gastar.

Não sei que situações concretas estão referidas na notícia, mas imagino que no OE10 foram inscritas verbas para despesa, que nunca existiram e que, por isso mesmo, foram cativadas. O que se terá passado é que “sobrou” dinheiro para gastar que pura e simplesmente nunca existiu.

Sem comentários: