segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A chegada do FMI

Continua a campanha de condicionamento da opinião pública e do PSD para a aprovação do que se antevê como uma má proposta de orçamento para 2011.

Fantasma do FMI vai obrigar PSD a salvar o governo

Em primeiro lugar é preciso referir que se torna cada vez mais provável que o governo se veja forçado a chamar o FMI antes mesmo da primeira proposta de orçamento para 2011 ser posta à votação. Se assim for, é altamente provável que o FMI chumbe essa proposta e obrigue o governo a apresentar uma segunda proposta muito mais próxima daquilo que o PSD defende.

Se o PSD não conseguir influenciar de forma decisiva (no ênfase na redução da despesa) o orçamento para 2011, é provável que governo seja forçado a chamar o FMI em meados do próximo ano, que obrigará a um corte na despesa ainda mais duro do que o PSD propõe actualmente. É importante lembrar que nessa altura os juros devem estar tão altos que os cortes na despesa necessários para conter o défice terão que ser muito mais violentos.

Infelizmente, na política não basta ter razão, é preciso convencer o eleitorado de que se tem razão. Com a capacidade de propaganda do actual governo e a debilidade crítica do eleitorado a tarefa afigura-se difícil.

Sugiro que o PSD pergunte ao FMI quais das duas linhas de orientação para o orçamento de 2011 (PS e PSD) se aproximariam mais de obter a aprovação do FMI.

Sem comentários: