sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

VPV, cientista

Vasco Pulido Valente, enquanto insulta, perdão, comenta a fúria anti-neoliberal de João Ferreira do Amaral and friends (no Público de hoje), deleita-nos com a seguinte pérola: a economia não é, “por nenhum critério, uma ‘ciência’. Se o fosse, não haveria agora crise (ou haveria agora crise com um remédio prescrito e infalível)”

Seguindo esta linha de raciocínio, se existe uma pessoa (ou mesmo muitas) com um cancro incurável, então podemos concluir que a medicina não é uma ciência. Se existe um campo do saber em que há questões sem resposta claríssima, então esse campo do saber não é científico. Ainda não temos uma teoria unificada da física? Azar, então a física não pode ser considerada uma ciência. Etc, etc…

3 comentários:

Anónimo disse...

Só há ciência do oculto PORRA.

CS disse...

Excelente post sobre um texte infeliz do VPV. Deixe-me dar-lhe mais dois exemplos de ciência que caíram hoje aos pés do Vasco: a Física, que viu a construção de Newton deposta por Einstein; a Matemática com os limites da Geometria Euclidiana. É a vida! Desenvolvo mais em http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/12/os-ataques-do-vpv-economia-como-cincia.html.

Um abraço,
Carlos Santos

Pedro Braz Teixeira disse...

Caro Carlos,

Muito obrigado pelo seu comentário e pelos anteriores, que ainda não lhe tinha agradecido.